O escritório suíço Herzog & De Meuron divulgou recentemente sua proposta urbana para Munique. O projeto gira em torno de um antigo centro ferroviário chamado Paketposthalle, uma impressionante estrutura de concreto construída nos anos 60, usada atualmente como escritório dos correios. A área de 87.000 metros quadrados foi recentemente adquirida pelo grupo Büschl, que contratou a firma Herzog & de Meuron para desenvolver um estudo urbano para a região.
O projeto consiste principalmente de edificações de uso misto, habitações privadas e públicas, espaços corporativos, atividades sociais e culturais. As novas funções são interligadas através da infra-estrutura de transporte existente e atualizada e de uma nova rede verde. Em termos de sustentabilidade, o plano sugere uma redução dos pavimentos subterrâneos, reduzindo, assim, a emissão de CO2.
“O Paketposthalle é um exemplo extraordinário de engenharia, que estará aberto aos visitantes e residentes de Munique em sua nova função como um lugar de cultura e encontro. Ele se tornará o núcleo de uma vizinhança nova, densa e mista, similar ao centro da cidade.” - Jacques Herzog
O objetivo desta renovação urbana é criar um novo ponto de interesse para a cidade, onde a vida urbana contemporânea pode prosperar. As 3 principais estratégias propostas são a reutilização do Paketposthalle como um espaço público multidisciplinar, a introdução de duas torres de uso misto de 155 metros de altura, e o estabelecimento de um novo bairro de edificações de seis pavimentos com pátio interno, criando uma atmosfera urbana de pequena escala.